segunda-feira, 21 de julho de 2014

Férias 2014 # 3ª Dia - Casa do Tio Bento e Rio Grande/RS

Sai de Canoas as oito da manha rumo aos papas do sul do sul.
Já sai com o psicológico preparado para enfrentar a bendita chuva que era prometida pelos estudiosos da meteorologia, mas que pra minha alegria não se concretizaram.

Sai de canoas e quando entrei na FreeWay o transito estava parado, pra minha sorte o trecho que eu tinha que percorrer ate a entrada da ponte do Guaíba era de uns 2 ou 3 Km, Passei a ponte e enrolei o cabo mirando as nuvens escuras no horizonte, sabe quando você esta na estrada e acima de sua cabeça brilha aquele sol e ao redor só o que se vê são nuvens de chuva para todos os lados? Pois é, era isso que eu vi de canos a Rio Grande, a viagem inteira.

Toquei mais ou menos 120 Km ate a primeira parada pra descano.
BR 116
Fiquei uns 15 minutos parado e retornei a estrada, daqui pra frente a próxima parada era apenas em São Lourenço do Sul pra abastecer mas em Cristal ao cruzar pela casa do Tio Bento (General Bento Gonçalves da Silva comandante do exercito Farroupilha)
Parque histórico General Bento Gonçalves da Silva
 Resolvi procurar a porteira e ver se era possível entrar, pois todas as vezes que eu passei ali de carro eu nunca encontrava a entrada da fazenda e não fazia ideia se era aberto ao publico ou não.
Diminui a velocidade e fui procurando ate que encontrei, entrei na estradinha e segui ate a casa.
Parque histórico General Bento Gonçalves da Silva



Quando estacionei na frente avistei um vigilante e algumas outras pessoas, então percebi que era aberto ao publico e eu não estava invadindo nenhuma propriedade, hehehe.

Entrei, registrei meu nome no livro e parti para a visita ao pertences do "Titio".

Tinha amostras dos trajes típicos da época.
Trajes de época no Parque General Bento Gonçalves da Silva
Uma área reservada aos indígenas que foram aliados dos Farrapos.

  Uma área com pertences antigos como Maquina de costura, arreios, cartas e fotos muito antigas.


Areá dos escravos.

Na época não existia fotografia, se chamava um artista para pintar o seu retrato. A imagem a baixo "é a unica" pintura oficial conhecida do tio Bento. 
General Bento Gonçalves da Silva
A baixo a arvore genealógica do tio. 

Pra quem não sabe, os restos mortais de Bento estão na cidade de Rios Grande/RS na praça Tamandaré.
Monumento onde se encontram os restos mortais do General Bento Gonçalves da Silva
Apos uma visita histórica era hora de partir, logo eu já estava em São Lourenço onde abasteci, comi um pastel e me toquei direto e reto pra Rio Grande.

Cheguei no cassino por volta de 16 horas, já meio esguelepado só me restou tomar uns mates com meus tios que gentilmente me hospedaram em sua casa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato
juniorbrxq@uol.com.br